Dr. Carlos Petta
CRM: 53.635
Tratamentos
Cada caso é único.
Cada tratamento, também.
Fertilização in vitro (FIV)
União do óvulo e espermatozoide fora do organizamos da mulher, realizada artificialmente em laboratório.
A Fertilização in vitro (FIV), também conhecida como “bebê de proveta”, é uma técnica utilizada para unir os gametas femininos e masculinos simulando no laboratório o que aconteceria dentro do organismo da mulher.
Criopreservação de Embriões
Na maioria dos tratamentos de fertilização in vitro existe a produção de muitos embriões viáveis para implantação, nesses casos então, é utilizada a técnica de Criopreservação. O Conselho Federal de Medicina proíbe que todos os embriões formados no procedimento sejam transferidos ao útero, uma vez que a possibilidade de gestação de múltiplos embriões apresenta riscos tanto à mãe quanto aos bebês.
Análise Genética Pré-Implantacional
A Análise Genética Pré-Implantacional é uma técnica capaz de visualizar o DNA do embrião em desenvolvimento antes que seja feito a transferência ao útero materno. Dessa maneira, é possível saber quais são os embriões geneticamente normais e selecioná-los para transferência, aumentando as chances da implantação e do desenvolvimento.
Doação Compartilhada de Óvulos
Sabemos que algumas mulheres não respondem bem aos medicamentos utilizados para o estímulo da produção de óvulos. A perda ou dificuldade de gerar gametas pode ter diversas causas, como a endometriose, menopausa precoce, cirurgias anteriores ou até tratamentos oncológicos. Em alguns casos, as mulheres produzem óvulos, mas esses não são capazes de gerar um embrião saudável.
Congelamento de Óvulos
O congelamento dos gametas permitiu significativos avanços em tratamentos para preservação da fertilidade. Através da estimulação dos ovários, realizada por medicações específicas e posterior coleta, é possível congelar os óvulos e mantê-los funcionais para que possam ser utilizados futuramente.
Barriga Solidária
Algumas vezes, ao tentar engravidar, a mulher tem dificuldade em manter a gestação por problemas uterinos, colocando a vida do bebê, e também a dela, em risco. Nesses casos, é possível recorrer a uma barriga solidária, quando uma mulher, escolhida pela paciente, aceita gestar o embrião formado no laboratório, através da união dos óvulos da paciente ao espermatozoide de seu companheiro.
Banco de Sêmen
A utilização do Banco de Sêmen é destinada a casais em que o homem, muitas vezes, não apresenta a produção de espermatozoides, a mulheres que desejam a produção independente ou que estão em um relacionamento homoafetivo. O sêmen do doador fica congelado à disposição dos pacientes em contêineres de nitrogênio líquido, o qual mantém sua integridade e qualidade para ser utilizado quando necessário.
Inseminação Intrauterina
A inseminação heteróloga difere da inseminação homóloga apenas pela necessidade de utilizar uma amostra seminal proveniente do banco de sêmen e consiste em induzir a ovulação da mulher e controlá-la, através de exames de ultrassonografia, para que, nos dias mais férteis, o sêmen seja introduzido no útero, permitindo que a fertilização ocorra naturalmente.
Espermograma com Processamento Seminal
O Espermograma é um exame muito importante, de simples coleta e execução, mas que apresenta respostas eficientes diante a dificuldade de engravidar. Ele consiste em avaliar em laboratório o líquido seminal, bem como o comportamento dos espermatozoides e identificar se há e qual é o problema de fertilidade apresentado pelo homem.
Fragmentação do DNA Espermático
É comum que, no processo de formação dos espermatozoides, nem todos possuam uma carga genética capaz de fecundar o óvulo ou formar um embrião. Mas quando a quantidade de espermatozoides com DNA fragmentado atinge mais do que um quarto de uma amostra, é preciso investigar a causa dessa fragmentação.
Congelamento de Sêmen
O Congelamento de Sêmen é um procedimento importante para a preservação e tratamento da fertilidade do homem. Pacientes com diagnóstico de câncer devem recorrer à técnica antes do início do tratamento oncológico, para que quando decida ter um filho, possa gerá-lo a partir de seu sêmen congelado.
Ejaculação Retrógrada
Pacientes que não ejaculam, ou seja, não expelem líquido durante a ejaculação ou o expelem em pouca quantidade, podem apresentar o que chamamos de Ejaculação Retrógrada. Isso ocorre porque o líquido seminal, ao invés de ser expelido, vai para dentro da bexiga e acaba sendo eliminado com a urina.
Aspiração dos testículos para obtenção dos espermatozoides (TESA)
Técnica para obter coleta de Espermatozoides Diretamente nos Testículos (TESA). Esse procedimento ocorre sob sedação, sendo o material obtido, processado em laboratório, a fim de que os melhores espermatozoides sejam selecionados para que a Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides (ICSI) seja possível.